Quatro toneladas de gelo clandestino foram apreendidas nesta terça-feira (25) durante uma fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), em parceria com a concessionária Prolagos, no bairro Praia Rasa, em Búzios. A operação foi motivada por uma denúncia e contou com apoio do 25º BPM (Cabo Frio).
Ao chegar ao local — uma fábrica de gelo na Rua da Flecheira — a equipe flagrou um caminhão-pipa abastecendo a cisterna do estabelecimento com água de origem desconhecida. Técnicos realizaram testes na hora e constataram que a água não tinha potabilidade, ou seja, não era própria para consumo humano.
Além da qualidade irregular da água, a fiscalização revelou uma série de ilegalidades: a fábrica funcionava sem licença ambiental e realizava captação de água sem outorga, documento obrigatório emitido pelo órgão ambiental estadual.

Diante das irregularidades, o estabelecimento foi imediatamente fechado e o caminhão-pipa, apreendido. O responsável pela fábrica e o dono do caminhão foram autuados com base na Lei Estadual nº 3.467/2000. Cada um pode receber multa de até R$ 1 milhão.
O INEA reforça que a licença ambiental para fábricas de gelo é obrigatória porque garante que a produção não cause danos ambientais — especialmente no uso dos recursos hídricos, que exige controle rigoroso.
“Estamos intensificando as fiscalizações e atuando com rigor para garantir a preservação dos nossos recursos hídricos. A população também pode ajudar denunciando práticas ilegais como esta”, afirmou o secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pela Ouvidoria do Governo do Estado.

