A Festa de Literatura e Cultura da cidade (FLIC) foi oficialmente reconhecida como patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O Projeto de Lei, de autoria da deputada Marina do MST (PT), foi aprovado por unanimidade nesta semana, consolidando a importância do evento no cenário cultural fluminense.
“A FLIC é uma celebração vibrante da nossa cultura, destrancando obras autorais e periféricas, e reafirmando nosso compromisso com uma cultura viva, diversa e democrática. Um espaço onde todos têm voz e vez. Promovendo a leitura, a arte e a música”, declarou a deputada Marina em seu Instagram, evidenciando o papel fundamental da feira na promoção de uma cultura inclusiva e acessível.
A cidade de Rio das Ostras, já conhecida por sua forte conexão com o universo da leitura, reforça ainda mais essa identidade com a FLIC. Com o reconhecimento oficial, a Festa está pronta para expandir ainda mais seu alcance e impacto, solidificando Rio das Ostras como um polo cultural e essencial para toda a região dos Lagos.
O evento, que acontece em 2024 entre os dias 2 e 4 de agosto, no bairro Âncora, mais uma vez, será um ponto de encontro essencial para escritores, leitores, artistas e educadores. Este ano, a FLIC trará o universo do Hip-hop para dentro do evento, que sempre fez parte da Festa e prestará uma homenagem especial à sambista Leci Brandão e ao rapper Mano Brown, celebrando suas contribuições imensuráveis à cultura brasileira.
