Dois dias após o temporal que atingiu a Região dos Lagos, moradores de Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo relatam que ainda estão sem fornecimento de energia. Na manhã desta quarta-feira (18), moradores do Guriri, em Cabo Frio, fizeram um protesto pedindo a retomada do fornecimento. Eles dizem que estão vão completar três dias sem luz às 17h, horário que o fornecimento foi interrompido na segunda-feira (16). Alguns relataram que moradores até já perderam alimentos e até medicamentos por causa da falta de refrigeração. O protesto não causou transtornos, como interrupção do trânsito.
Em uma publicação nas redes sociais, moradores mostraram a situação de uma casa de repouso próxima a Estrada do Guriri, onde os idosos, alguns acamados, estão sem luz.
Ainda em Cabo Frio, há relatos de falta de fornecimento de energia em bairros como Novo Portinho, onde a energia foi reestabelecida em apenas uma fase após o temporal. E as interrupções são frequentes desde então. Moradores temem prejuízo com danos aos eletrodomésticos.
Já em Búzios, moradores do bairro Tucuns fizeram um protesto nessa terça-feira (17) à noite, pedindo a volta do fornecimento, após mais de 48 horas sem luz. No protesto, eles interditaram uma via, colocando fogo em pneus e pedaços de madeira.
A Enel ainda não respondeu sobre os casos específicos citados na reportagem, mas a concessionária disse que, “nessas áreas, somente na segunda-feira foram registrados ventos entre 65 km/h e 85 km/h e mais de 2.350 raios – fenômeno recorrente no Estado do Rio e que causa danos ao sistema”. Ainda conforme a Enel, “a distribuidora acionou o seu plano de emergência e conta com reforço de equipes em campo para realizar os reparos necessários e restabelecer totalmente o serviço. Em alguns casos, o trabalho dos técnicos é mais complexo, seja reconstruindo trechos da rede atingida ou atuando em áreas de difícil acesso, como matas fechadas”.
