Sem dinheiro em caixa e com um rombo de quase R$ 1,5 bilhão, o prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), anunciou, nesta terça-feira (7), que vai parcelar os salários de dezembro dos servidores em até 10 vezes. A primeira parcela será depositada no próximo dia 15. Já os funcionários da Educação terão os salários de dezembro parcelados em três vezes, com a primeira parcela também sendo paga no dia 15, usando recursos do Fundeb.
A folha de pagamento de janeiro será paga no próximo dia 28. A prefeitura também pretende mudar a data dos pagamentos nas próximas folhas salarias. A intenção é que os salários sejam pagos dentro do mês corrente, acabando com o pagamento no 5º dia útil.
Para que os servidores possam receber, a prefeitura vai adotar algumas ações. Corte de 30% nas nomeações de cargos comissionados, mantendo apenas o essencial para a administração pública. A meta é reduzir em R$ 20 milhões a folha de pagamento.
Nesta semana, Dr. Serginho decretou estado de calamidade financeira na prefeitura. Ao assumir o cargo, no início do mês, encontrou o executivo endividado e sem recursos até mesmo para quitar os salários de dezembro dos servidores. Ninguém da gestão passada foi encontrado para comentar o rombo bilionário.
“Nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade fiscal é inegociável. Assim, reforço que, à medida que a arrecadação do município aumentar, faremos todo o possível para antecipar o pagamento das parcelas pendentes, sempre com seriedade e com nossos servidores”, disse Dr. Serginho. “Agradeço a compreensão e o compromisso de cada servidor neste momento desafiador. Juntos, construiremos uma gestão sólida e eficiente, capaz de transformar Cabo Frio em uma cidade melhor para todos”, concluiu.
Nas redes sociais, o anúncio ganhou muitos comentários. Jéssica Lima perguntou se haverá juros no salário parcelado. “E quem recebe salário mínimo, vai pagar as contas como com o salário dividido em 10x?”, questionou.
“Não se esqueça que a dívida não é dele. Limparam o cofre. Essa culpa não é dele”, defendeu Cíntia Andrade.
