A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Assistência Social, divulgou quarta-feira (29) o balanço das ações voltadas ao acolhimento de pessoas em situação de rua realizadas entre os dias 1º e 28 de janeiro.
Ao longo do período, equipes da Assistência Social realizaram abordagens especializadas e acolheram 203 pessoas. Do total, 69 retornaram para suas famílias, 75 seguem acolhidas na Casa de Passagem, 11 foram encaminhadas para comunidades terapêuticas e 9 conseguiram alugar uma residência na cidade, totalizando 83 pessoas que deixaram as ruas.
As ações são conduzidas diariamente pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). O secretário de Assistência Social, Flávio Moreira, destacou a importância desse trabalho para garantir dignidade e reintegração social às pessoas em situação de rua.
De acordo com os dados levantados pela Secretaria, em dezembro de 2023, cerca de 400 pessoas viviam nas ruas de Cabo Frio. Hoje, esse número caiu para aproximadamente 150. O levantamento também aponta que 90% dessas pessoas fazem uso de álcool ou outras drogas e que 75% são oriundas de outros municípios ou estados.
Segundo a Prefeitura, o trabalho de acolhimento foi intensificado para oferecer suporte social, psicológico e oportunidades de reinserção para aqueles que necessitam.
