Moradores e ambientalistas de São Pedro da Aldeia questionaram o local para onde está sendo transportado o material retirado da Laguna de Araruama pela prefeitura. A remoção nas praias do Mossoró, Camerum e Boqueirão começou nesta semana e tem causado muita polêmica na cidade. O material está sendo levado para um espaço no bairro da Cruz, na zona rural.
A prefeitura garante que o material trata-se de algas que se proliferaram excessivamente a partir do fim do ano passado. Um dos motivos seriam as altas temperaturas.
Mas pescadores e moradores dizem que o material é proveniente do despejo ilegal de esgoto e por isso, haveria risco de contaminação e o descarte deveria ser feito em local apropriado.
Em nota, a prefeitura disse que o material está sendo levado para um Centro de Tratamento de Resíduos devidamente licenciado. Disse ainda que todas as licenças do espaço estão em conformidade com as leis vigentes no município, permitindo que o local receba o material e desenvolva as atividades.
O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) informou ao Manchete Lagos que não autorizou a prefeitura a fazer a remoção. Aguardamos um posicionamento do Instituto sobre o futuro da ação e sobre a alegação da prefeitura de que o material que está sendo retirado são algas e se há risco de contaminação.
