O Ministério Público realiza nesta quinta-feira (10), em Arraial do Cabo, a Operação Monte Alto, para desarticular uma organizaçõ criminosa envolvida em assassinatos na cidade da Região dos Lagos.
Foram expedidos 18 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão. Os envolvidos são procurados em Cabo Frio, Arraial do Cabo, Belford Roxo e a cidade do Rio.
O foco da operação é o desmantelamento do chamado “tribunal do tráfico”, uma estrutura paralela de julgamento mantida por uma facção criminosa que atua na localidade de Monte Alto, em Arraial do Cabo. Segundo a Promotoria, os integrantes do grupo ocupam diferentes posições dentro da hierarquia do tráfico na região, incluindo o suposto chefe e os principais executores de homicídios.
As investigações apontam que os criminosos aplicavam um método conhecido como “prova dos cem” — um julgamento informal interno da facção, que supostamente decidia se determinada pessoa deveria ser executada com base em alegações de condutas contrárias às regras impostas pelo grupo. Além disso, também foram identificados colaboradores do tráfico de drogas envolvidos diretamente na dinâmica criminosa.
A operação é resultado de um trabalho investigativo que reuniu quatro inquéritos policiais distintos, todos relacionados à atuação violenta da organização. Três deles apuram assassinatos de moradores da região, que teriam sido mortos por desobedecer às normas impostas pelo tráfico. As vítimas foram supostamente executadas com crueldade, após serem julgadas de forma clandestina, e seus corpos ocultados e destruídos para dificultar a identificação e investigação dos crimes.
