As forças de segurança do RJ prenderam, nesta quarta-feira (15), 7 integrantes do Comando Vermelho em mais uma fase da Operação Torniquete nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Até a última atualização desta reportagem, 3 pessoas tinham sido baleadas, entre eles um PM do Bope. Moradores das comunidades relatam intensos tiroteios.
Além do confronto armado, traficantes ergueram barricadas e jogaram óleo no asfalto para impedir o avanço de blindados. O repórter cinematográfico Betinho Casas Novas registrou o momento em que um Caveirão derrapa em uma ladeira no Alemão e quase atropela um morador. Ao descer descontrolado, o veículo atingiu 3 carros e 1 moto.
Em outro ponto do complexo, PMs tiveram de usar um maçarico para abrir caminho. Um trilho de trem foi improvisado como cancela e teve de ser partido a fogo. Retroescavadeiras também foram mobilizadas.
A polícia tenta prender 14 alvos. Um deles teria sido morto em uma disputa de territórios. A maioria é de mulheres.
Suspeita de vazamento
Desta vez, o objetivo é desarticular o núcleo financeiro da facção criminosa. Os alvos são familiares e operadores do fundo da facção conhecido como Caixinha, cujo financiamento é alimentado por diversos crimes que impactam a população, como roubo e furto de veículos e de cargas e extorsão, além da disputa por territórios.
O principal alvo é Edgar Alves de Andrade, de 54 anos, conhecido como Doca ou Urso.
A Secretaria de Segurança apura, porém, se houve vazamento do plano da investida. Ainda na noite de terça-feira (14) circulavam informes de que haveria movimentação policial logo cedo. “Mas isso não prejudicou a operação”, afirmou o secretário da Polícia Civil, Felipe Curi. “Já cumprimos metade dos mandados de prisão.”
Com informações do g1.