O governador Cláudio Castro (PL) e o prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), assinaram nesta terça-feira (7) a ordem de início das obras de dragagem da Laguna de Araruama, no trecho da Praia do Siqueira. A cerimônia, que contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e da comunidade local, marcou um dos momentos mais simbólicos da atual gestão na Região dos Lagos.
O trabalho deve durar dois anos. A previsão é que sejam retirados quase 900 mil metros cúbicos de sedimentos acumulados na laguna. O valor do investimento não foi anunciado, mas vai envolver o governo do estado, a prefeitura de Cabo Frio, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e a concessionária Prolagos.
A situação na Praia do Siqueira é denunciada há anos por pescadores e ambientalistas e se agravou neste ano. No local, há proliferação de algas, que se alimentam de matéria orgânica. Um dos motivos seria o despejo de esgoto sem tratamento no trecho. Para acabar com o problema, a concessionária está ampliando a Estação de Tratamento de Esgoto da Praia do Siqueira. A obra não tem previsão de término.

“Essa obra vai devolver vida à Lagoa de Araruama e gerar benefícios sociais, ambientais e econômicos”, afirmou o governador Cláudio Castro.
O prefeito Dr. Serginho ressaltou o caráter histórico da obra, considerada essencial para a recuperação ambiental e a revitalização econômica da região pesqueira.
“A obra é um legado para as próximas gerações, para os nossos filhos e netos. Hoje começou a implantação do canteiro, depois o início da dragagem e do cinturão para as análises diárias da água. É um processo de extração de lama, que gera alguns percalços, então a população tem que ter paciência”, disse.

