Um vídeo divulgado nas redes sociais, que mostra moradores de um bairro de Araruama tentando matar uma jiboia que apareceu na rua, está provocando muitas reações nos defensores dos animais.
A gravação foi no bairro Pernambuca, em Praia Seca. Mas não há indicação de quando o registro foi feito.
No vídeo, é possível ver que uma mulher pega um carro e passa por cima do animal várias vezes. “Não, não mata não”, diz um homem. “Vai entrar na casa de vocês”, diz a mulher na gravação, insistindo para que ela fosse morta.
Os moradores fizeram pelo menos três tentativas passando com o carro sobre o animal, que conseguiu se desviar por duas vezes. Mas em pelo menos uma das tentativas, aparentemente, a jiboia é atingida e fica ferida na cauda. Desesperado, o animal conseguiu fugir para a mata próxima rapidamente.
Matar animal silvestre é crime ambiental, de acordo com a legislação. A pena pode chegar a um ano de prisão e multa.
O aparecimento de jiboias é comum na Região dos Lagos. Não é um animal venenoso e geralmente, tem medo do ser humano. Os ataques são raros, apesar do tamanho e da força da cobra.
A recomendação ao avistar esses animais é chamar entidades especializadas para a captura. Uma das alternativas é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Em Araruama, o telefone do Serviço de Apreensão de Animais é o (22) 99985-9606
