O carnavalesco Milton Cunha deve ser nomeado, pela Prefeitura de Maricá, como reitor da Universidade Livre do Carnaval da cidade, a primeira inteiramente dedicada ao estudo e às economias da maior festa popular do planeta. Ele assume o cargo no dia 16 de maio, quando também será inaugurada a sede da instituição. A cerimônia acontece na quadra da escola de samba União de Maricá.
Além de renomado carnavalesco, Milton Cunha é cenógrafo, psicólogo e comentarista de carnaval. Com uma sólida formação acadêmica, possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado em História da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ.
Serão pares do carnavalesco na Reitoria Colegiada da instituição: Antônio Carlos dos Santos, mais conhecido como Vovô do Ilê – fundador e presidente do bloco afro do Carnaval de Salvador Ilê Aiyê, lenda do carnaval baiano -; e Evelyn Bastos, rainha de bateria da Mangueira e voz atuante da cultura negra.
Lançada em janeiro de 2025, a Universidade Livre do Carnaval de Maricá é uma instituição inovadora dedicada à promoção da economia criativa do carnaval, que vai oferecer mais de 60 formações livres, técnicas e, no futuro, cursos superiores em áreas que vão da cenografia à produção cultural. Além disso, contará com a Rede Brasileira de Estudos do Carnaval (REBECA), um projeto voltado para a pesquisa e o aprofundamento acadêmico sobre o carnaval.
Maricá, que já tem escola de samba com seu nome, vai se consolidando como território dessa atividade na arte, mas também na formação qualificada para a economia criativa.
A cerimônia de nomeação dos reitores e a inauguração da sede da Universidade Livre do Carnaval de Maricá ocorrerá no dia 16 de maio, às 19h, na quadra da escola de samba União de Maricá.
