A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do INSS poderão consultar possíveis descontos indevidos e contestar a cobrança, presencialmente, em mais de 5 mil agências no Brasil. Nem todas as agências irão oferecer o serviço. Confira abaixo os endereços na Região dos Lagos.
O atendimento presencial atende aos beneficiários que não conseguiram acessar o aplicativo do INSS ou ligar para o 135. Nas agências dos Correios, eles poderão consultar se tiveram algum desconto, contestar cobranças indevidas, confirmar alguma autorização, acompanhar o resultado do pedido e até imprimir o protocolo com orientações.
Para receber o atendimento, a pessoa deve apresentar um documento oficial com foto.
Vale ressaltar que não é necessário levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição no benefício. Caso o beneficiário não possa ir presencialmente, um representante legal poderá comparecer com uma procuração autenticada. Nesses casos, o atendimento será apenas para consulta.
O escândalo bilionário no órgão foi descoberto por meio de uma investigação da Polícia Federal e derrubou o então ministro, Carlos Lupi.
Foi descoberto que associações ligadas a servidores do INSS usaram assinaturas falsas para descontar mensalidades de aposentados e pensionistas sem autorização. O prejuízo pode chegar a R$ 6,3 bilhões, com 4,1 milhões de vítimas por todo o país.
Agências dos Correios habilitadas:
Araruama
Rua Conselheiro Macedo Soares, 289-Centro
Arraial do Cabo
Av. Getúlio Vargas-Loja A 19-Centro
Búzios
Estrada da Usina Velha Loja A 360-Centro
Cabo Frio
Largo de Santo Antônio, 55-Centro
Iguaba Grande
Rua Paulino Rodrigues de Souza, 2017-Centro
Saquarema
Praça Oscar de Macedo Soares, 12-Centro
Rio das Ostras
Rua Paranaíba, 126-Balneário
Macaé
Rua Teixeira de Gouveia, 712-Centro
Maricá
Rua Ribeiro de Almeida, 198-Centro
