O Mundial de Surfe da WSL em Saquarema terá atrações esportivas na Praia de Itaúna e muita adrenalina no céu.
No próximo domingo (22), a Esquadrilha Céu deve fazer uma apresentação às 16h, na Praia de Itaúna. Essa não será a primeira participação do grupo de manobras aéreas no campeonato. No ano passado, os pilotos também fizeram apresentação em Saquarema e atraíram um grande público.
A Esquadrilha Ceu é formada em sua maioria por experientes pilotos da aviação de caça e hoje oficiais da reserva da FAB (Força Aérea Brasileira). As atividades da esquadrilha começaram em 2011 no antigo Clube Ceu às margens da Lagoa de Jacarepaguá. Desde essa época, já foram realizadas mais de 70 demonstrações aéreas e os pilotos juntos já acumulam mais de 25.000 horas de voo.
A Esquadrilha Ceu executa demonstrações aéreas em vários eventos aeronáuticos civis e militares pelo Brasil, exibindo manobras acrobáticas de voo em formação.
Sustentabilidade e experiências além do surfe
Além de gerar impacto econômico, o campeonato também fortalece a agenda sustentável do município. Em 2024, mais de 3 toneladas de resíduos recicláveis foram reaproveitadas e transformadas em três novos pontos de ônibus na Avenida Oceânica, no bairro de Itaúna. Materiais como lonas e estruturas da montagem também foram destinados a projetos de reaproveitamento, como a produção de quilhas para pranchas de surfe, em uma iniciativa que conta com apoio da iniciativa privada.
A programação vai muito além das competições na água. O evento oferece atrações como DJs, oficinas culturais e diversas atividades recreativas. Durante os dias do campeonato a Praia de Itaúna será palco de um verdadeiro festival de música com shows gratuitos e diversas outras atividades.
O Mundial de Surfe começa oficialmente neste sábado (21) e segue até o dia 29. A cidade deve receber 350 mil turistas nesse período e movimentar mais de R$ 150 milhões.
