O Corpo de Bombeiros do Rio comemora 169 anos nesta quarta-feira (2) e celebra, ainda, o Dia do Bombeiro. A corporação divulgou um vídeo nas redes sociais onde faz uma homenagem aos bombeiros do estado.
Para marcar a data, no Quartel Central do CBMERJ, no Rio, será realizada a tradicional cerimônia de boas-vindas aos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO), que recebem o Espadim Marechal Souza Aguiar. Haverá também homenagem ao jubileu da 18ª Turma do Curso de Formação de Oficiais da corporação e a inauguração da Sala de Crise da SEDEC-RJ/CBMERJ.
A festa, que é aberta ao público, contará com apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros, outorga de medalhas a personalidades que se destacam na parceria e no apoio à corporação, além de uma demonstração técnico-profissional simulando alguns dos principais salvamentos realizados diariamente pelos militares.
Serão apresentadas técnicas de rapel, plano inclinado, escalada da torre, descida invertida, resgate subaquático, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar com motos e ambulância, resgate a vítimas de desabamentos, entre outros.
Fundado em 2 de julho de 1856, por determinação do imperador Dom Pedro II, o Corpo de Bombeiros nasceu da necessidade urgente de proteger a então capital do império de constantes e devastadores incêndios.
Naquela época, o Rio de Janeiro, com seus casarões de madeira e ruas estreitas, era um cenário vulnerável às chamas.
