As motos com escapamentos irregulares são barulhentas e, muitas vezes, incomodam quem só quer aproveitar a cidade em paz. O excesso de ruído vai além do incômodo: é uma infração de trânsito. Para coibir essa prática e garantir o sossego nos bairros, a Guarda Civil Municipal realizou, nesta quarta-feira (13), uma operação que começou no Jardim Esperança, em frente ao Hospital Otime Cardoso dos Santos, na Estrada de Búzios, e depois seguiu para o bairro São Cristóvão, na Avenida Joaquim Nogueira, em frente ao Estádio Correão.
Durante a fiscalização, foram realizadas 50 abordagens, resultando na apreensão de seis motocicletas, levadas para o depósito público municipal. Em outros casos, os condutores realizaram a substituição imediata do escapamento no local, conforme medida administrativa, evitando a remoção do veículo.
Alterar o escapamento para aumentar o barulho, retirar o abafador, furar o cano ou instalar peças fora do padrão é proibido pelo artigo 230, inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro, que considera infração grave conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. A penalidade prevista é multa e medida administrativa de retenção do veículo para regularização.

A operação foi realizada pelos agentes do Grupamentos de Trânsito, do Grupamento Moto Patrulha de Trânsito (MPTrans), do Grupamento Tático Móvel e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), com a presença dos coordenadores Marcelo Arruda, Rodrigo Franklin e Paulo Henrique Honorato.

