Cabo Frio começou, nesta terça-feira (9), uma nova etapa de proteção às famílias do município: teve início a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por infecções como a bronquiolite — uma das principais causas de internação de bebês menores de 6 meses no Brasil, especialmente prematuros e crianças com problemas cardíacos.
O público-alvo das doses são gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A vacina permite que a mãe transmita anticorpos ao feto, protegendo o recém-nascido nos primeiros meses de vida, período considerado o mais crítico para complicações respiratórias.
As aplicações serão realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs), mas, neste primeiro momento, a distribuição está concentrada nas unidades do Angelim, Araçá, Botafogo, São Jacinto, Guarani, Jardim Nautillus, Manoel Corrêa, Jardim Caiçara, Parque Burle, Praia do Siqueira, Santo Antônio, Nova Califórnia e Florestinha; além da UBS de Unamar e do Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga.

A secretária de Saúde, Beatriz Trindade, destacou a importância da imunização e celebrou a chegada das doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
“Cabo Frio celebra a chegada das tão prometidas e esperadas doses contra o vírus sincicial, responsável pela bronquiolite, que ainda registra altos índices de internação e até mesmo óbitos na primeira fase da vida”, afirmou.
Já a coordenadora de Imunização, Patrícia Freitas, reforçou a meta de ampla cobertura vacinal.
“A meta é imunizar pelo menos 80% das gestantes. A dose pode ser aplicada junto com outras vacinas, sem qualquer risco para mãe ou bebê”, explicou.
Unidades com doses disponíveis:
- ESF Angelim
- ESF Araçá
- ESF Botafogo
- ESF São Jacinto
- ESF Guarani
- Centro de Saúde Oswaldo Cruz
- ESF Jardim Nautillus
- ESF Manoel Corrêa
- ESF Jardim Caiçara
- ESF Parque Burle
- ESF Praia do Siqueira
- ESF Vila do Sol
- ESF Santo Antônio
- UBS Unamar
- ESF Nova Califórnia
- ESF Florestinha

