O surfista João Chianca, de Saquarema, voltou a competir na elite do surfe mundial. Ele foi convidado para participar da etapa de El Salvador, sétima do Championship Tour (CT). Chumbinho se classificou, no fim da manhã desta sexta-feira (7), para as oitavas de final.
O início de Chumbinho na etapa foi difícil. O surfista de Saquarema teve a pior média de notas na rodada de abertura, na quinta-feira (6), com o americano Griffin Colapinto e o australiano Ryan Callinan. Na rodada de eliminação, nesta manhã, Chumbinho passou pelo havaiano Barron Mamiya. Nas oitavas, João Chianca volta a enfrentar o americano Griffin Colapinto.

Essa é a primeira vez no ano que João Chumbinho disputa uma etapa na elite. Ele se afastou das competições depois de um acidente que sofreu no fim do ano passado no Havaí. Chumbinho chegou a ficar internado.
Depois de El Salvador, ele se prepara para surfar em casa, na etapa de Saquarema, que acontece entre os dias 22 e 30 de junho na Praia de Itaúna. Depois, tem os Jogos Olímpicos de Paris 2024.