A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca para todo o litoral do Rio de Janeiro, com início às 18h de quarta-feira (04/12) e término às 18h de quinta-feira (05/12). A previsão de ondas entre 2,5 e 3 metros de altura.
A virada no tempo no estado chegou na noite de terça-feira e deve se intensificar nesta quarta, com previsão de pancadas de intensidade moderada a forte. O Rio de Janeiro é um dos sete estados que tem alerta laranja, categoria de “perigo” no grau de severidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os temporais devem atingir, principalmente, a Região Metropolitana, o Centro-Sul e o Sul do Rio. O alerta laranja, de ‘Perigo’ tempestades, atinge uma faixa que passa por Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, e Espírito Santo. O aviso representa chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h, com queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
As temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste também devem reduzir nesta quarta-feira. Após dias de calor intenso, as máximas devem permanecer na faixa ou abaixo dos 30°C na maior parte dos estados afetados pelo aviso de chuvas.
CONFIRA ABAIXO AS RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA
• Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;
• Evitar a prática de esportes no mar;
• Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
• Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
• Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
• Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
• Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
