Objetivo foi avaliar condições estruturais e discutir projetos de revitalização e turismo.
Na manhã desta terça-feira (14), Uma vistoria foi realizada no Forte São Matheus, um dos principais cartões postais da cidade e patrimônio histórico da região. A ação foi liderada pelos secretários de Cultura e da Cidade e equipes técnicas que analisaram o local.
A visita tem foco em avaliar as condições estruturais do local e discutir intervenções para a preservação. Na vistoria foram identificados danos devido a proximidade com o mar, infiltrações e impacto de intervenções anteriores. Também foram debatidos projetos para valorizar o forte como um ponto turístico e cultural.
Entre os projetos, estão a modernização da iluminação, a ampliação da sinalização histórica, a criação de visitas guiadas e a implementação de espaços interativos para contar a história do forte e sua importância na defesa da costa brasileira.
Construído no século XVII pelos portugueses, o Forte São Mateus teve um papel crucial na defesa da costa brasileira contra invasões francesas e holandesas. Sua estrutura, feita de pedra e argamassa com cal e óleo de baleia, é um marco histórico nacional tombado pelo IPHAN.
Funcionamento
O Forte São Mateus está aberto à visitação diariamente, das 8h30 às 17h, com entrada gratuita.
