Os incêndios em vegetação no Rio de Janeiro aumentaram 400% em 2025, com mais de 5.960 ocorrências registradas até o momento. O número cresceu alarmantemente comparando com mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.115 incêndios.
O aumento no número de casos é um sinal de alerta, e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro tem intensificado o combate a esses focos de incêndio, utilizando tecnologias e estratégias especializadas.
De janeiro a março deste ano, os bombeiros atuaram com aeronaves, drones equipados com câmeras térmicas, viaturas e equipes especializadas para combater os focos de incêndio, que podem se espalhar rapidamente, especialmente em áreas de vegetação densa.
A corporação também enfatiza a importância da prevenção, orientando a população a evitar ações que possam provocar incêndios florestais. Entre as recomendações estão:
Não acender fogueiras nem queimar lixo no quintal
Não soltar balões ou fogos de artifício perto de áreas de vegetação
Não jogar pontas de cigarro em locais próximos a matas, especialmente nas estradas.
Com mais de 200 bombeiros especializados em combate a incêndios florestais, o CBMERJ se mantém em alerta para proteger as áreas florestais e a segurança da população.
