O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT) anunciou, nesta segunda-feira (31) que vai armar a Guarda Municipal. E acrescentou que os agentes irão usar fuzil e um caveirão (veículo blindado) no auxílio às forças de segurança no combate à violência.
“Não toleraremos bandido com barricada e com fuzil para oprimir morador, tomar a casa de morador. Bandido que entrar nas articulações do estado, no que é do estado, que é dar vida boa pro povo, vai pra vala”, disse o prefeito do PT, com um discurso parecido ao conteúdo da direita.
Ainda segundo Quaquá, o processo para a montagem da Guarda Municipal armada deve levar cerca de um ano. O projeto ainda precisa passar pela Câmara e pela Polícia Federal. Os agentes precisam passar por treinamento especializado antes de começar a trabalhar. Os custos do projeto também não foram divulgados.
Por enquanto, a Região dos Lagos, apenas Araruama possui Guardas Municipais Armados. Um projeto chegou aprovado em Cabo Frio, mas a execução não teve andamento ainda.
Quaquá anunciou ainda a ampliação do sistema de monitoramento por câmeras na cidade. Segundo ele, serão sete mil equipamentos disponíveis na cidade. Hoje, são três mil. As câmeras usam tecnologia de reconhecimento facial.
O vídeo foi gravado ao lado do secretário de Segurança Pública e Cidadania, Coronel Júlio César Veras.
