Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que seis crianças que praticavam stand up paddle em Búzios foram resgatadas depois de serem arrastadas para alto-mar. O caso foi nessa quarta-feira (22), na Praia de João Fernandes. Segundo a publicação, o resgate foi feito uma embarcação banana boat que estava na praia da Azedinha e atendeu ao pedido de socorro das crianças.
A pessoa que narra o vídeo diz que as pranchas foram arrastadas pela correnteza e as crianças já tentavam há quase duas horas tentar voltar para a costa. “É importante destacar a necessidade urgente de um sistema de resgate eficiente em casos como este e mais fiscalização. Vale ressaltar, que as crianças estavam usando colete salva-vidas.”, continuou a publicação.
As crianças foram levadas para a areia da praia. Nossa produção questionou a prefeitura se houve necessidade de atendimento médico, mas ainda não tivemos resposta.
O Corpo de Bombeiros ainda não respondeu a solicitação sobre esse caso.
Já em Arraial do Cabo, também nessa quarta, os bombeiros tiveram que socorrer seis outros praticantes de stand up paddle que também foram arrastados pela correnteza na Praia Grande. Não há informações sobre o estado de saúde delas.
Os incidentes reforçam a necessidade de atenção redobrada ao praticar esportes aquáticos, especialmente em regiões com correntes marítimas intensas. Entre as recomendações, estão: verificar as condições do mar e do vento antes de entrar na água; utilizar equipamentos de segurança, como coletes salva-vidas e evitar se afastar da costa sem acompanhamento ou suporte adequado.
