A Defesa Civil de Cabo Frio interditou parte do Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, atingido pela chuva na madrugada desta quarta-feira (2).
A chuva provocou infiltrações na rede elétrica e danos em oito enfermarias no segundo pavimento. Com a interdição, Cabo Frio fica sem 40 vagas na rede pública de saúde para internações.
28 pacientes terão que ser transferidos por precaução e serão levados para unidades como o Hospital São José Operário, o Hospital Universitário Hésio Cordeiro e o Hospital Santa Izabel. A regulação estadual também foi acionada por meio do protocolo de calamidade, a fim de garantir suporte em municípios vizinhos.
O atendimento no térreo da unidade, onde funcionam a emergência e o setor de trauma, não foi paralisado, e seguem normalmente.
A previsão é que as obras restantes no telhado sejam concluídas em um prazo de 30 dias, contando a partir da estiagem das chuvas, respeitando todas as condições de segurança para continuidade dos serviços.
Segundo a Defesa Civil, choveu cerca de 20 milímetros entre a noite de terça e a manhã de quarta-feira.
ATUALIZAÇÕES: 🚨 Interdição de hospital em Cabo Frio pressiona rede pública de saúde
A interdição parcial do Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, em Cabo Frio, está afetando o funcionamento de outras unidades de saúde do município. O hospital foi atingido por infiltrações causadas pelas chuvas da madrugada desta quarta-feira (2), o que comprometeu a rede elétrica e danificou oito enfermarias.
O número de pacientes transferidos subiu para 38 — sendo 28 das enfermarias e 10 da Unidade de Pacientes Graves (UPG). As internações estão suspensas e o hospital não está recebendo pacientes trazidos pelo Corpo de Bombeiros neste momento.
➡️ Foram mantidos 13 leitos de trauma, e os atendimentos de urgência, emergência e ambulatório seguem funcionando normalmente.
Equipes médicas estão sendo realocadas para os hospitais que estão recebendo os pacientes transferidos. Por conta disso, as cirurgias eletivas no Hospital São José Operário foram suspensas temporariamente. A Secretaria de Saúde informou que a retomada será comunicada assim que possível.
🛠️ A previsão é que os reparos no telhado do hospital do Jardim Esperança levem cerca de 30 dias e comecem após o fim do período chuvoso, esperado até sexta-feira (4).
