Um suposto vazamento de óleo no Canal do Itajuru, em Cabo Frio, gerou repercussão nas redes sociais nesta quinta-feira (25). Vídeos divulgados mostram uma mancha escura na altura da Ponte Feliciano Sodré. Nas imagens, moradores demonstram indignação com a situação.
“Sem palavras. Revoltante, isso aqui. E quem sofre com isso são os bichinhos”, disse um dos relatos registrados em vídeo.
Casos de poluição no canal têm sido alvo frequente de denúncias por parte da população.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, Jailton Dias, afirmou, também em vídeo divulgado nas redes sociais, que equipes foram enviadas para fiscalizar a área.
De acordo com a prefeitura, após vistoria realizada pela Guarda Marítima e Ambiental e pela Fiscalização Ambiental, não foram encontradas manchas de óleo nem indícios de vazamento em embarcações atracadas.
A Secretaria informou ainda que está sendo elaborado um ofício para a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, a Superintendência Municipal de Pesca, a Guarda Marítima e Ambiental e a Capitania dos Portos, com o objetivo de promover uma reunião com os pescadores da região. A ideia é reforçar orientações preventivas e de conscientização, além de manter a rotina de fiscalizações no local.

