O Detran RJ emitiu um alerta aos motoristas sobre tentativas de golpes aplicados por e-mail, SMS e sites falsos. O órgão reforça que não envia notificações de multas, infrações ou suspensões de CNH por meios eletrônicos. Todas as comunicações oficiais são feitas exclusivamente por carta registrada, enviada ao endereço cadastrado no departamento.
O Detran também lembra que o único site oficial é www.detran.rj.gov.br. Endereços semelhantes encontrados em buscas na internet são falsos e podem levar ao pagamento indevido de boletos. Para quitar multas ou taxas de serviços, o procedimento correto é acessar o site do Bradesco (www.bradesco.com.br) nas abas Produtos e serviços → Serviços → Pagamentos e Tributos.
O órgão reforça ainda que o IPVA não é pago ao Detran, mas sim à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ). O pagamento deve ser feito somente pelo hotsite oficial: https://ipva2025.fazenda.rj.gov.br, mediante o número do Renavam. A Sefaz também não envia boletos, e-mails, mensagens ou faz ligações sobre o imposto.
Para consultar multas e pendências, o cidadão deve usar o Posto Digital do Detran RJ (https://servicos.detran.rj.gov.br/logincidadao/acesso/login) ou o aplicativo oficial disponível nas lojas digitais.
O Detran RJ orienta que, diante de mensagens suspeitas, os usuários não cliquem em links desconhecidos e entrem em contato com a Ouvidoria do Detran pelos telefones (21) 2332-0438 / (21) 2332-0450, pelo site oficial (aba Transparência) ou presencialmente na Avenida Presidente Vargas, 817, 8º andar, de segunda a sexta, das 9h às 16h.
Também é possível registrar denúncias no OuveRJ, da Ouvidoria-Geral do Estado, pelo link https://www.rj.gov.br/ouverj.

