A Secretaria de Saúde de Macaé promove neste sábado (8) o Dia D de mobilização nacional contra a dengue, com atividades voltadas à prevenção e conscientização sobre as arboviroses — dengue, chikungunya e zika vírus. A ação será realizada pela Gerência de Vigilância Ambiental em quatro locais do município.
No Centro, haverá atividades durante a Feirinha da Roça, na Rua Manoel Joaquim dos Reis, e no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, ao lado da Sociedade Musical Nova Aurora. No Parque Aeroporto, as ações acontecem na Praça Principal, e na Região Serrana, em Córrego do Ouro, o evento será realizado em frente ao Parque de Exposições, com o Cevas Itinerante, que inclui vacinação antirrábica, controle de roedores e visitas domiciliares.
O coordenador da Vigilância Ambiental, Julinho Antunes, destaca que, mesmo com a redução de 75% nos casos de dengue em 2025, segundo o Ministério da Saúde, o trabalho preventivo deve ser intensificado antes do verão.
“Vamos esclarecer tudo sobre as arboviroses e mostrar que a dengue é uma doença grave, que pode ter consequências fatais se não for tratada adequadamente. A conscientização e a prevenção são fundamentais”, afirmou.
Durante o evento, as tendas oferecerão orientações sobre sintomas e prevenção, distribuição de materiais educativos e atendimento ao público sobre doenças transmitidas por mosquitos.
As arboviroses são causadas por vírus distintos, mas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A principal forma de prevenção é eliminar os criadouros e adotar medidas de proteção individual contra picadas.
Serviço – Dia D de Combate ao Aedes em Macaé
- Feirinha da Roça – 7h às 11h
- Parque Aeroporto (Praça Principal) – 9h às 13h
- Calçadão (Centro) – 9h às 13h
- Córrego do Ouro (Parque de Exposições) – 9h às 13h

