Invasões e construções irregulares no Cajueiro, no bairro do Peró, em Cabo Frio, foram destruídas nessa quarta-feira (19), em uma ação integrada da prefeitura com agentes de segurança e a Comsercaf. As áreas invadidas pertencem à prefeitura e estão em áreas de preservação ambiental. Segundo a prefeitura, as ocupações ilegais não tinham documentação ou com contratos de compra e venda precários. Alguns ocupantes afirmaram acreditar que se tratava de uma área sem proprietário. As equipes explicaram que a área será preservada pela Prefeitura e que existe a intenção de, futuramente, transformá-la em um parque urbano.
Também houve ações na trilha do Anzol, no Peró, onde, pela segunda vez, as equipes atuaram para fechar acessos irregulares que haviam sido reabertos. O local foi alvo de abertura indevida de caminhos, comprometendo a vegetação e gerando riscos ambientais. Após uma recuperação anterior, foi necessário reforçar a proteção da área para evitar novos danos.
No Bosque do Peró, a Prefeitura atendeu a um abaixo-assinado com cerca de 100 assinaturas de moradores que reclamavam de perturbação do sossego causada por festas em algumas residências. As equipes estiveram no local para orientar os moradores sobre a necessidade de autorização para eventos abertos ao público e reforçar a importância do controle do volume do som, destacando que a ação teve caráter educativo.
Denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais da Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (22) 3199-1313, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente na Rua José Bonifácio, 28 (2º andar), Centro.
