O flagrante de um cavalo tomando banho de mar, na Praia do Forte, em Cabo Frio, causou uma grande polêmica na cidade nessa quinta-feira (23). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a indignação de um banhista diante da cena. O cavalo estava dentro da água, montado por um jovem. Aparentemente, seria um banho para refrescar o animal, diante da sensação térmica de 32ºC registrada à tarde.
No vídeo, o banhista diz que a cena é um absurdo. “Como pode isso, a praia está lotada”, disse. O receio era do animal defecar na água ou de um acidente envolvendo algum banhista. “Cadê a fiscalização? Ninguém faz nada? Nem os salva-vidas”, disse.
Depois, é possível ver que dois salva-vidas aparecem e alertam o jovem que estava com o cavalo na água. Ele saiu, montado, em meio aos banhistas e foi embora.
A presença de cavalos é comum na orla da Praia do Forte e na Praia das Dunas. Os animais são deixados pelos donos em áreas de restinga para se alimentar. Muitas vezes, ficam embaixo do sol forte e amarrados. O tratamento aos animais é questionado por defensores da causa animal.
A legislação proíbe a presença de animais de grande porte, como cavalos, nas praias. A prefeitura informou que esse foi um caso isolado e que a fiscalizações serão intensificadas para evitar novas ocorrências.
No ano passado, entrou em vigor uma lei municipal que permite a circulação e permanência de cães nas praias, mas há regras. Os cães devem estar na guia. O tutor deve recolher os dejetos do animal. O tutor deve ser maior de 18 anos. O cão deve estar vacinado e vermifugado. Em caso de acidente com cão, o tutor será responsabilizado.
